terça-feira, 30 de março de 2010

CONAE 2010


Queridos amigos, quero informar que estou participando da CONAE 2010, Conferência Nacional de Educação, realizada em Brasília do dia 28 de março a 1º de abril. Essa importante conferência, é resultado dos esforços de muitos profissionais da educação que lutaram para que os mesmos tivessem participação na formação do plano educacional 2011 - 2020. Logo estarei postando sobre alguns temas abordados na Conferência. Porenquanto, a CONAE pode ser acompanhada pela tv Mec. Até a próxima!!!

quinta-feira, 25 de março de 2010

O Vendedor de Sonhos


Há alguns dias ganhei de presente o livro "O Vendedor de Sonhos - a Revolução dos Anônimos" de dois grandes amigos, Esdras e Estevão. Livro pra mim, significa sempre um presente certeiro, mas devo confessar que quando parei para analisar o recém- chegado à minha modesta biblioteca, estava um pouco desestimulada, pensando tratar-se de mais um livro de auto-ajuda. Já ciente do estilo do autor, o popular psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury, admito que não me animei muito. Não por desconsiderar a importância dos temas tratados pelo famoso escritor, mas por pensar que os temas tão bem explorado em outros de seus livros, fossem retratados outra vez neste livro até então, desconhecido pra mim ( o que não deixa de ser verdade). Então, comecei a ler ... e desconsiderando a utopia da estória, confesso que me surpreendi: O Vendedor de Sonhos, longe de ser um livro de auto-ajuda, é um manual de questionamentos ...um livro pra reflexão profunda, além, é claro ,do bom-humor que permeia as lições preciosas contidas na trama. Selecionei alguns trechos:

"A superproteção é uma estufa; a estufa é ótima para as plantas, péssima para a mente"

"Quem são os fortes? Os que usam as armas ou as ideias? ...se as ideias são tão fortes para construir armas, deverão ser fortes o suficiente para encontrar soluções que não nos levem a usá-las. Mas, uma vez construídas, as armas voltam-se contra as ideias, diminuem sua criatividade. A criatura destrói o criador."

"A existência é cíclica. Não há aplausos que durem para sempre nem vaias que sejam eternas"

"Tudo o que é vendável é barato; ainda que custe um bilhão de dólares, há alguém com dinheiro para pagar. Apenas o invendável é caro - O dinheiro compra ansiolíticos, mas não a capacidade de relaxar. Compra bajuladores, mas não os ombros de um amigo. Compra joias, mas não o amor de uma mulher. Compra um quadro de pintura, mas não a capacidade de contemplar. Compra seguros, mas não a habilidade de proteger a emoção. Compra informações, mas não o autoconhecimento. Compra lentes de contato, mas não a capacidade de ver sentimentos não expressos. O dinheiro compra uma manual de regras para educar quem amamos, mas não compra um manual de vida."

Espero que apreciem os trechos selecionados. Posteriormente, estarei disponibilizando outros trechos no blog!

quarta-feira, 24 de março de 2010

A Cartilha


A cartilha da mobilização foi criada pelo Ministério da Educação, com o fim de tornar mais interessante e pedagógico o Plano de mobilização junto às famílias. A cartilha já está sendo distribuída em todo o território nacional através dos voluntários mobilizadores nas igrejas, nas reuniões comunitárias, nas escolas, assentamentos e outros. No estado do Piauí, já conseguimos distribuir de norte a sul, alcançando as maiores cidades, como também pequenos povoados. Ainda há muito por fazer, mas acredito que os resultados já são vísiveis! A cartilha fala sobre a responsabilidade dos pais juntamente com a escola, e da responsabilidade que os mesmos tem de fiscalizar o ambiente escolar e se tudo está de acordo com a lei e os direitos que os alunos possuem. Se quiser mais informações sobre como adquirir a cartilha, procure a Secretaria de Educação do seu município, ou acesse o blog da Mobilização (link à direita) para imprimir a cartilha ou saber como adquiri-la para um melhor desenvolvimento de seu trabalho como mobilizador.

terça-feira, 23 de março de 2010

Sobre A Família ....

Recebi esse texto em meu e-mail, e penso corroborar com o tema que elegí para abordar de forma primordial neste blog. Bom para refletir!

O que será que Deus vai perguntar aos pais... Naquele dia...
Deus não vai perguntar se vocês andaram na moda. Deus está mais preocupado com os nossos adornos internos: não quer que a gente guarde amargura, que a gente alimente pensamentos ruins.

Deus não vai perguntar que tipo de carro você dirigiu. Ele deve perguntar se você apostou corrida com seu filho, se fez um desenho, e se de lhe deu uma amizade alegre.

Deus não vai perguntar o tamanho da sua casa. Ele vai perguntar quantos colegas do seu filho você recebeu nela.

Deus não vai perguntar sobre a cor da pele do seu filho. Ele vai perguntar sobre o conteúdo do seu caráter.

Deus pode não perguntar se você trabalhou muito, mas pode perguntar se você descarregou ou descontou suas frustrações e cansaço em sua família.

Deus já sabe que você cometeu erros com o seu filho, o que Ele pode lhe perguntar é se você pediu perdão quando errou e se procurou mudar de atitude.

Deus não vai perguntar quanto vale seu tempo, mas Ele pode perguntar se você ajudou seu filho a fazer a lição. Se você o buscou na escola. Se você foi assistir a sua apresentação.

Deus não vai perguntar o que aconteceu na novela, mas vai te perguntar se você mostrou a seu filho como juntar as mãos e orar, se você ensinou o seu coraçãozinho a amar a Palavra de Deus.

Deus não deve perguntar qual era a sua posição social ou quanto pagou a uma babá, mas vai querer saber se foi você quem educou e inspirou seu filho.

Talvez Deus não vai perguntar quantos filhos você teve. Mas Ele vai perguntar quantos filhos você realmente criou e se você foi pai ou mãe de verdade!

Deus quer saber dos seus medos e angústias, assim como, Ele quer conhecer seus sonhos e vontades.

Deus quer saber se seu filho pode se espelhar em você!

Deus vai perguntar se você perdeu seu filho para o mundo, ou se o ganhou para Deus!

Deus quer saber se o coração dos pais está voltado para os filhos, e se o coração dos filhos está voltado para os pais.

E por fim, Deus vai querer saber se você amou o ser humano que Ele colocou em suas mãos.

E o melhor de tudo é que há tempo para recomeçar, hoje, agora! Pois, amanhã pode ser o seu dia de responder essas perguntas para Deus...

Senhor ajuda-nos! Transforme e mude completamente a nossa mente! Senhor Deus “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que o nosso coração seja sábio.” Salmos 90:12.

Texto de: Alexa Guerra - http://alexaguerra.blogspot.com

Onde tudo começa...


Tudo começa no seio familiar! Não há como falar em educação sem falarmos na família e em seu papel primordial na educação. Os pais, ou aqueles que se tornam responsáveis por um novo ser que vem ao mundo são, em seu modo de vida, a primeira lição aprendida. Os pais trazem acumuladas em si diversas funções: pedagogos, enfermeiros, psicólogos, conselheiros, cozinheiros, entre outros... e tornam-se, de forma natural, o primeiro referencial a ser seguido, ouvido, imitado e obedecido. É notável a desestrutura emocional daqueles que crescem sem ter uma família como suporte, e não apenas pela falta do carácter afetivo, mas também pela falta de um referencial a ser seguido. Verificando a importância da família na formação do ser humano, é que achei ser relevante iniciar por esse ponto: A família e o seu importante papel na educação.
Evidentemente, não fui a única a perceber o papel de destaque da família na sociedade, na educação e na vida particular de cada novo ser que vai se estabelecendo como cidadão . Pensadores, filósofos, educadores, pedagogos, políticos e demais componentes da sociedade, já perceberam por observação e técnicas de pesquisa, uma inegável relação proporcional entre o indíviduo acompanhado pela família em seu processo de evolução e o seu sucesso como aprendiz e cidadão cônscio de seus direitos e deveres. Há cerca de 1 ano e 4 meses, tomei conhecimento do Plano de Mobilização das Famílias em prol da Educação, desenvolvido pelo MEC, com partipação de lideranças religiosas, lideranças comunitárias, empresas, conselhos tutelares, pastorais, secretarias, entre outros segmentos da sociedade. O objetivo é simples: conscientizar a sociedade da importância da família na educação de seus filhos. A mobilização torna-se , portanto, interesse de todos: ricos, pobres, empresários, operários, jovens, adultos, homens e mulheres. Se você ainda não conhece nada sobre o Plano, pode acessar o Blog da Mobilização ( http://familiaeducadora.blogspot.com/ ) e juntar-se a nós nessa caminhada rumo à uma melhor educação para todos. Foi-se o tempo onde os pais achavam que educação é responsabilidade apenas da Escola, porém, sabemos que muitos fatores interferem na efetiva participação da família junto à escola no processo educacional, ou concorrem para o desinteresse da mesma em tal responsabilidade, e certamente, estaremos abordando todos esses fatores aqui. Em breve, falaremos dos avanços da mobilização e sua relação com o IDEB; da cartilha e sua distribuição para as famílias, das reuniões de pais e mestres, dos fatores sociais que dificultam uma maior participação da família na educação dos filhos, entre outos temas. Seja um mobilizador! Seja mais uma força que muda a história da nossa educação. O ditado já dizia: uma andorinha sozinha não faz verão. Mas podemos nos unir: Todos pela Educação!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Falando Sobre Educação ... outra vez?

Talvez, eu seja mais uma voz que clama no deserto....mais uma mente tentanto compartilhar conhecimentos, mais um eco de tantos gritos que já foram emitidos em prol da educação. E quando falo em educação, não me refiro apenas à educação sistematizada, mas a todo processo educativo, que busca a evolução do homem como ser sociável e adaptável às inevitáveis mudanças. Sim ... é verdade que muitos possuem uma experiência incalculavemente mais alargada que a minha, porém, a maior dívida de um homem é para com sua própria consciência, e não quero arriscar-me a ter o meu nome no SPC das minhas emoções e responsabilidades, afinal, se tudo o que aprendemos e desenvolvemos no campo das idéias não for compartilhado, todo esforço terá sido em vão, e o conhecimento permanecerá oculto, até o dia em que alguém se proponha a desvendá-lo. Eis, então, a razão pela qual escrevo e decido compartilhar o que vou lendo, aprendendo e pensando. Alguns temas serão bem específicos, como o ensino de línguas estrangeiras. No entanto, espero que tudo o que for postado, sirva para a humanização da arte de ensinar. Sejam todos bem vindos!